SUTIÃ INTERNO - REFORÇO DOS SULCOS MAMÁRIOS
Colo marcado, mamas juntinhas e resultados estáveis a longo prazo. Estes são os objetivos de toda mulher que coloca próteses de silicone. A técnica do sutiã interno é uma grande aliada nas modernas cirurgias de mama e a utilizamos em praticamente todas as cirrugias que envolvem uso de próteses de silicone.
A técnica de sutiã interno, desenvolvida pelo cirurgião plástico australiano Dr. Miroshnik e chamada de Internal Bra, é um reforço às estruturas da mama antes da colocação de implantes de silicone.
A pele possui várias camadas sendo algumas delas telas que envolvem a gordura abaixo da pele. Estas estruturas são barreiras naturais e dividem o tecido subcutâneo. Nos sulcos das mamas, região que divide a parte inferior da mama e abdome, estas telas se confluem e formam toda a demarcação do contorno inferior dos seios.
Após a colocação de implantes de silicone, os sulcos das mamas são submetidos a forças, como o próprio peso das próteses e a força gerada pelos músculos peitorais. Devido a estas exigências as estruturas das mamas podem se romper e isto gera alterações no formato final das mamas.
O sutiã interno cria um reforço nestas áreas. Utilizamos suturas firmes, fixando os sulcos das mamas e as regiões laterais e mediais dos seios, para dificultar com que as forças exercidas pelas próteses e músculos alterem a anatomia nestes locais.
Através deste detalhe técnico temos resultados mais previsíveis no longo prazo. É comum vermos pacientes relatarem que ficaram muito satisfeitas com os resultados do implante de silicone no início mas que futuramente perderam o formato, especialmente nos polos superiores dos seios, aquela região aparente no uso de decotes por exemplo.
Também é bastante comum um efeito de deslocamento lateral dos implantes. Inicialmente ficam bastante centralizados, juntos no centro, mas com o passar do tempo se movimentam para a parte lateral do tórax, especialmente ao deitar.
Quando criamos um reforço a estruturas que não tinham resistência a suportar peso e força, dificultamos estas alterações e melhoramos resultados no longo prazo. O colos ficam mais marcados, as mamas mais arredondadas e a movimentação das próteses é menor.
Também utilizamos muito esta técnica em pacientes que já tem próteses mas que querem melhorar a aparência das mamas. Durante as trocas de implantes é comum observarmos que o local em que as próteses estavam implantadas é muito maior do que a própria prótese. Isto cria um espaço livre e permite com que os implantes se movimentem além do necessário.
Em casos de substituição, ajustamos o tamanho do espaço dentro da mama para as próteses utilizando as suturas de reforço denominadas sutiã interno.
Em mastopexias, as cirurgias com cicatrizes em “T"invertido em que se retira pele e tecido gorduroso aliado a colocação de implantes de silicone, também protegemos estas estruturas. Estas cirurgias caracteristicamente movimentam as estruturas da mama e por isso é fundamental protegê-las para melhorar os resultados futuros.
Em resumo o sutiã interno é um aliado fundamental em cirurgias que utilizem próteses e o adotamos como auxílio em todos os nossos procedimentos que usam implantes de silicone.
Na Clínica Dr. Bruno André em Londrina - Pr estamos na vanguarda das principais tecnologias, oferecendo aos nossos pacientes o que há de mais moderno em cirurgia plástica.