HARMONIZAÇÃO
Após criteriosa avaliação, o cirurgião plástico determina junto com o paciente os objetivos e locais a serem tratados. A aplicação do preenchedor é feita em caráter ambulatorial. Pode ser associada a outros procedimentos, como aplicação de toxina botulínica, cirurgia de pálpebra ou cirurgia de face. Um discreto incômodo no local de aplicação é normal porém passageiro e a maioria dos pacientes retorna às suas atividades imediatamente. O procedimento é contraindicado para pacientes com doenças auto-imunes, mulheres grávidas ou em fase de amamentação. Efeitos colaterais são incomuns mas podem incluir reações alérgicas, vermelhidão, inchaço ou reativação de herpes.
PROCEDIMENTO
Os preenchimentos tem se tornado importantes aliados no rejuvenescimento facial. Devido à perda de volume do rosto e diminuição de elasticidade e hidratação da pele com o envelhecimento, a face pode apresentar rugas, sulcos e depressões em áreas específicas.
Os principais usos dos preenchedores são:
- Aumento do volume dos lábios
- Melhora do contorno dos lábios
- Diminuição do "bigode chinês" (sulco nasogeniano)
- Diminuição de "pés-de-galinha" (rugas periorbitais)
- Diminuição de rugas em "código de barras" (rugas periorais)
- Diminuição de rugas entre as sobrancelhas (rugas glabelares)
- Diminuição de rugas da testa (linhas de expressão)
RESULTADOS
Os bons resultados obtidos são aqueles em que os pacientes tem aspectos naturais.
A duração dos resultados depende de diversos fatores como idade, local e substância aplicada. Em geral o efeito final é observado em 15 a 30 dias.